Nos últimos anos, apesar dos desafios enfrentados pela economia brasileira, a indústria farmacêutica tem se mostrado um setor promissor. De acordo com dados publicados pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (FEBRAFAR), que tiveram como base uma pesquisa de um grande player do mercado americano em farmacêutica, o setor teve um crescimento de 12% no ano de 2022, prevendo ainda uma projeção de mais 11,5% de crescimento nos meses seguintes.
Isso nos mostra que mesmo diante de um cenário econômico instável, a indústria farmacêutica tem conseguido se manter resiliente e contribuir para o desenvolvimento do país. Ainda assim, sabemos que o bom desempenho não significa que está tudo resolvido, ainda mais se tratando do setor que está em constante evolução e as empresas precisam se preparar para o maior desafio de suas histórias: O FUTURO.
As inovações são cada vez mais rápidas em todos os mercados, a transformação digital é inexorável e o consumidor tornou-se um "ser digital". Dessa maneira, alcançar mais excelência, inovar e garantir competitividade são os objetivos a serem permanentemente atingidos e superados.
Em resumo: é preciso lidar com tudo isso e manter um alto nível de gestão, rumo ao que chamamos hoje de INDÚSTRIA FARMACÊUTICA INTELIGENTE.
Com base em estudos e visões de especialistas do setor, neste conteúdo reunimos os principais tópicos para uma jornada rumo a evolução da indústria farmacêutica, são eles:
- Inovações tecnológicas e a reinvenção dos modelos de negócios da indústria farmacêutica;
- A indústria farmacêutica do futuro;
- Indústria 4.0 | Um importante passo em direção à Indústria 5.0 no setor farmacêutico;
- Transformação digital: diretrizes para inovar e tornar-se uma empresa aderente a indústria farmacêutica inteligente;
- 10 lições para o futuro: a reinvenção tecnológica e operacional da indústria farmacêutica.