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A indústria farmacêutica

inteligente

Confira insights sobre as inovações tecnológicas e a reinvenção do modelo de negócios no setor

Nos últimos anos, apesar dos desafios enfrentados pela economia brasileira, a indústria farmacêutica tem se mostrado um setor promissor. De acordo com dados publicados pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (FEBRAFAR), que tiveram como base uma pesquisa de um grande player do mercado americano em farmacêutica, o setor teve um crescimento de 12% no ano de 2022, prevendo ainda uma projeção de mais 11,5% de crescimento nos meses seguintes.

Isso nos mostra que mesmo diante de um cenário econômico instável, a indústria farmacêutica tem conseguido se manter resiliente e contribuir para o desenvolvimento do país. Ainda assim, sabemos que o bom desempenho não significa que está tudo resolvido, ainda mais se tratando do setor que está em constante evolução e as empresas precisam se preparar para o maior desafio de suas histórias: O FUTURO.

As inovações são cada vez mais rápidas em todos os mercados, a transformação digital é inexorável e o consumidor tornou-se um "ser digital". Dessa maneira, alcançar mais excelência, inovar e garantir competitividade são os objetivos a serem permanentemente atingidos e superados.

Em resumo: é preciso lidar com tudo isso e manter um alto nível de gestão, rumo ao que chamamos hoje de INDÚSTRIA FARMACÊUTICA INTELIGENTE.

Com base em estudos e visões de especialistas do setor, neste conteúdo reunimos os principais tópicos para uma jornada rumo a evolução da indústria farmacêutica, são eles:

  • Inovações tecnológicas e a reinvenção dos modelos de negócios da indústria farmacêutica;
  • A indústria farmacêutica do futuro;
  • Indústria 4.0 | Um importante passo em direção à Indústria 5.0 no setor farmacêutico;
  • Transformação digital: diretrizes para inovar e tornar-se uma empresa aderente a indústria farmacêutica inteligente;
  • 10 lições para o futuro: a reinvenção tecnológica e operacional da indústria farmacêutica.

Inovações tecnológicas e a reinvenção dos modelos de negócios da indústria farmacêutica

De acordo com relatório divulgado pela The Business Research Company, o mercado global de farmácias e varejo de saúde apresentou um crescimento significativo, passando de US$ 1.192,37 bilhões em 2022 para US$ 1.274,74 bilhões em 2023, a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 6,9%. O relatório aponta para um cenário promissor, com o mercado crescendo a uma taxa CAGR de 5,7% e alcançando o valor de US$1.593,34 bilhões em 2027.

Os fatores que afetam o tamanho desse mercado incluem:

  • Prevalência de doenças, relacionada à população, idade, herança genética e comportamento;
  • Acessibilidade, relacionada à renda e preços dos medicamentos;
  • Atitudes do consumidor, incluindo disposição para terapias alternativas e desconfiança em tratamentos convencionais;
  • Políticas governamentais e de companhias de seguros que afetam o reembolso e quem paga;
  • Regulamentação governamental, que pode ser uma barreira para o lançamento de novos tratamentos.


Por fim, um fator importante do lado da oferta é a disponibilidade de um tratamento apropriado em tempo real, como por exemplo, como acontece em uma pandemia, onde a demanda pela descoberta e desenvolvimento de medicamentos em curto prazo, se torna elevada.

É importante ressaltar também que a indústria farmacêutica possui um dos modelos de negócios mais regulados e normatizados do mundo, já que as exigências dos órgãos reguladores são extremamente rígidas devido à necessidade de redução de riscos à saúde dos consumidores. O sucesso dessa garantia de qualidade resulta de controles e procedimentos fabris, que devem ser cumpridos à risca.

Diante de todo esse cenário, há três realidades que qualquer empresa do segmento farmacêutico que busque se posicionar com sucesso não pode negar:

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Basicamente, em consonância com essas realidades, os desafios que as indústrias farmacêuticas enfrentam também se consolidam em 3 pontos:

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Isso nos mostra que o mercado apresenta oportunidades para a ampliação da oferta de insumos industriais, mas concretizar essas oportunidades depende de condições como infraestrutura, preços de energia e tributação. A automação, planejamento e controle de custos são necessários para melhorar a produtividade e acompanhar a demanda. Porém, ainda hoje, muitos gestores de pequenas e médias empresas têm dificuldades em investir em processos de classe mundial, o que representa um gargalo de gestão e cultura empresarial.

Em um exercício, a solução seria, também em linhas curtas, organizar a casa. Não há outra alternativa a não ser deixar todos os processos sob o mais rigoroso controle e manter os recursos humanos alinhados aos padrões de excelência em todas as etapas. Entretanto, já há no mercado tecnologias e soluções, como sistemas de gestão na modalidade SaaS, para melhorar a eficiência empresarial, permitindo alavancar e acelerar o crescimento e a sustentabilidade das empresas, com baixo investimento inicial e previsibilidade dos custos.

A indústria farmacêutica do futuro

Entre 2008 e 2012, o Google lançou um projeto chamado Google Health, que hoje está sendo atualizado para trazer diversas soluções de tecnologia para a saúde, como o Google Fit, app que ajuda pessoas a terem uma atividade saudável diária; o DermAssist, que permite identificar condições de pele, cabelo e unha; o ARDA, que usa inteligência artificial para ajudar os profissionais de saúde a detectarem a retinopatia diabética; entre outros.

Essa iniciativa é só um dos fatores que justificam o quanto a tecnologia impactará o mercado de saúde, incluindo o de medicamentos, que precisará ser muito mais associado com prevenção, tratamento específico (e cirúrgico, podemos dizer), além de resultados mais precisos e rápidos; justamente porque as pessoas estão dando atenção a sua condição física, buscando soluções rápidas para problemas que podem surgir.

A KPMG lançou um estudo nessa direção, chamado “Perspectivas Farmacêuticas 2030: De evolução para revolução”, que aponta três grandes áreas de atuação para as farmacêuticas nesse novo cenário.

Genética: as empresas de biotecnologia já evoluíram a ponto de propor novas drogas e novos tratamentos para prevenir ou curar doenças. O estudo da KPMG aposta que os avanços serão ainda maiores nas próximas duas décadas, chegando a novas terapias para câncer, ELA, Parkinson e Alzheimer.
Imunoterapia: os tratamentos que buscam potencializar o sistema imunológico para que o próprio organismo possa prevenir ou combater infecções e doenças também deverão ganhar mais espaço.
Biotechs: as empresas de tecnologia irão colaborar cada vez mais e se tornarão parte da cadeia de valor de ciências da vida, especialmente, das farmacêuticas, seja para coletar informações que ajudem a melhorar as formulações, seja como parte do próprio tratamento.

É notável que a transformação digital fez emergir tecnologias e novas formas de computação corporativa. Agora, chegou a hora do próximo passo: percorrer a jornada da empresa Inteligente, conectando o mundo digital ao físico, o que passa a ser necessidade e realidade na indústria farmacêutica.

Indústria 4.0 | Um importante passo em direção à Indústria 5.0 no setor farmacêutico

A Indústria 4.0 é um importante passo em direção à Indústria 5.0, e muitas empresas ainda precisam aprimorar sua estrutura para aproveitar seus benefícios. Para a indústria farmacêutica, essa transformação digital traz vários benefícios, incluindo aumento de produtividade, automatização de processos, redução de tempo de inatividade, autocorreção e prevenção de falhas, integração da cadeia de suprimentos e melhoria do serviço ao cliente. 

Além disso, as tecnologias da Indústria 4.0 podem ajudar a garantir a conformidade com regulamentações, como a LGPD, e oferecer relatórios em tempo real, coleta de dados, análise e apresentação em formatos utilizáveis. Com esses recursos, a indústria farmacêutica pode melhorar sua tomada de decisão, identificar áreas para melhoria, realizar análises preditivas e planejar o comportamento futuro. Em última análise, a Indústria 4.0 oferece a possibilidade de maior lucratividade, tornando as empresas mais competitivas e bem equipadas para lidar com os desafios e oportunidades futuras.

Transformação digital: diretrizes para inovar e tornar-se uma empresa aderente a indústria farmacêutica inteligente

A transformação digital atingiu de maneira disruptiva todos os setores e mercados mais rápido do que imaginávamos. O processo, que já avançava no meio corporativo, foi bruscamente acelerado nos últimos anos, um efeito da pandemia da Covid-19 foi o trabalho remoto, que, agora permanece de forma semi-presencial. Por exemplo, só no Brasil, 87,5% das empresas aceleraram a transformação digital devido ao contexto pandêmico, aponta estudo realizado pela Dell Technologies com mais de 200 companhias.

Neste cenário, é fundamental que as empresas repensem suas ações e integrem o digital ao coração de seu funcionamento, tornando-o parte de seu DNA. A marca deve oferecer uma experiência digital dinâmica e contínua, atendendo às demandas dos clientes em tempo real.

O processo de transformação digital deve começar com uma estratégia de avaliação das operações, considerando as incertezas do mercado e as possíveis rupturas que podem surgir. É preciso imaginar como as tecnologias digitais podem impactar a empresa e estar aberto às mudanças e reestruturações necessárias para alcançar os objetivos. As empresas que não se adaptam correm o risco de desaparecer, mesmo com o suporte das tecnologias, pois dependem da capacidade de compreender a amplitude da transformação e implementar suas estratégias digitais o mais rápido possível.

A essência da transformação digital consiste basicamente em:

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De acordo com a consultoria PwC, em um levantamento intitulado Next in pharma: Thriving in 2023, “este é o ano de monetizar os investimentos em tecnologia digital no setor. Análise avançada, automação e inteligência artificial têm casos de uso comprovados em toda a cadeia de valor para impulsionar a transformação”.

Mas esse cenário, embora pareça simples, também traz para as indústrias farmacêuticas um grande desafio: se preparar para o futuro diante da onipresença da tecnologia digital e da mudança de comportamento do consumidor, que se tornou altamente conectado. É necessário lidar com esse obstáculo, buscando alcançar excelência, inovação e competitividade, e manter um alto nível de gestão, a fim de transformar-se em uma " EMPRESA INTELIGENTE".

Inteligência Artificial, Internet das Coisas, nuvem, robótica avançada, mobilidade, blockchain, realidade aumentada: tudo isso, de alguma forma, já está sendo aplicado na indústria farmacêutica ou no radar de CEOs, CFOs, CIOs, CMOs e COOs. Todas essas possibilidades trazem à mesa um volume cada vez maior de informações e a necessidade de transformá-las em inovações, agilidade, decisões e em melhor gestão. E, as novas modalidades de computação corporativa, tais como Cloud Computing e Machine Learning, estão permitindo que os negócios construam processos mais avançados.

Ou seja, empresas inteligentes são aquelas que colocam seus sistemas corporativos e essas tecnologias digitais emergentes a serviço de combinar dados para repensar seus processos, eliminar riscos, reduzir custos, gerar insights inteligentes e aumentar os resultados.

10 lições para o futuro: a reinvenção tecnológica e operacional da indústria farmacêutica

Quando falamos sobre empresas inteligentes e as possibilidades para o futuro no setor farmacêutico, falamos também sobre lições que devem ser aprendidas em toda a cadeia de valor, sendo elas:

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1. REIMAGINAR O MODELO DE NEGÓCIOS

A transformação digital exige que a liderança da organização repense radicalmente os modelos operacionais de negócios e onde sua organização se encontra dentro do setor. À medida que novos modelos de assistência surgem, novos modelos econômicos também estão sendo criados. O digital possibilita atividades, como monitoramento remoto e trocas de dados entre médicos e pacientes.

Graças aos dispositivos inteligentes de IoT que geram grandes quantidades de dados, o setor pode obter uma visão mais precisa das condições do paciente. Para abraçar completamente essas novas tecnologias e seu potencial, a organização deve repensar seu modelo operacional a partir das cadeias de suprimentos, do processo de fabricação, do modelo de entrega e da interação com os médicos e os pacientes.

2. ATUALIZAR A INFRAESTRUTURA EXISTENTE

A quantidade crescente de dados implica na necessidade de uma infraestrutura que possa acomodar esse grande volume. As infraestruturas de TI tradicionais não podem sustentar fluxos de trabalho computacionais de alto rendimento necessários para acelerar o ritmo da pesquisa.

Como resultado do trabalho com vários fornecedores de tecnologia, em uma variedade de plataformas diferentes, as empresas de ciências da vida terão que lidar com um ambiente de Tecnologia da Informação cada vez mais complexo, já que o envelhecimento da infraestrutura física pode interromper os fluxos de trabalho e retardar os processos.

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3. REPENSAR A CULTURA ORGANIZACIONAL

Quando pensamos sobre as maiores barreiras da transformação digital, a mudança da cultura interna da organização geralmente vem em primeiro lugar. Trata-se de um processo lento e gradual que deve ser tratado com paciência, o que significa que os líderes digitais precisam constantemente se educar sobre como ser mais inovador, ágil, colaborativo e, claro, focado no cliente.

Em outras palavras, é a cultura organizacional que vai desenvolver diretrizes para uma companhia de sucesso, a começar pela forma como os colaboradores vão enxergar o negócio e agir dentro dele. Quem investe em uma gestão de pessoas e uma cultura corporativa de qualidade acaba gerando maior satisfação entre os clientes e obtendo maior lucro em suas atividades.

4. ENCONTRAR VALOR ATRAVÉS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Para as empresas farmacêuticas, o principal objetivo de todas as mudanças e esforços investidos no desenvolvimento digital é impulsionar e criar valor. 

A tecnologia se tornou a mais poderosa aliada do setor, transformando todos os processos manuais em digitais. Utilizá-la como principal meio de relacionamento com seus clientes está mais ligado à maneira como sua empresa se organiza e opera, do que como ela se comunica.

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5. COMUNICAÇÃO ATENCIOSA E OMNICHANNEL

Prevê-se que o atendimento virtual 24/7 se torne cada vez mais comum na área da saúde em geral. Portais de pacientes para consultar registros médicos e se comunicar com o médico, aplicativos para preencher scripts e comunidades de pacientes para falar sobre doenças são a nova realidade na indústria. 

Para o setor farmacêutico, isso abre um mundo totalmente novo para o marketing, troca de informações e recrutamento para testes. Essas interações se traduzem em oportunidades de obtenção de valor, à medida que representantes de vendas de produtos e equipes de atendimento podem informar e influenciar pacientes, médicos e prestadores de cuidados através de celulares, Internet, aplicativos ou redes sociais.

6. TOMADA DE DECISÃO ATRAVÉS DE DADOS

Quando as empresas farmacêuticas começarem a vincular e extrair os dados que reterem em diferentes silos técnicos e organizacionais, terão uma grande oportunidade de melhorar seus pipelines, produtos e estratégias, afinal, dessa forma elas podem usar fontes internas e externas para obter resultados superiores em P&D e marketing, além de otimizar seus procedimentos internos.

Analisar dados é indispensável para a tomada de decisão porque é, basicamente, o que criará a justificativa para que uma determinada medida seja considerada a ideal em um cenário específico. Com essa avaliação múltipla de diferentes possibilidades e cenários, é possível garantir ao gestor ou decisor em geral todos os alicerces para a implementação de uma nova estratégia oportuna e assertiva.

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7. AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS

Existem diferentes alternativas para automatização empresarial, mas entre os recursos mais conhecidos estão o Business Process Management (BPM) - voltado à gestão de toda a companhia, e o Customer Relationship Management (CRM), que acelera processos de atendimento e relacionamento com o cliente.

Esses e outros recursos são disponibilizados hoje pela SAP, líder de mercado no segmento de software para aplicativos empresariais, que apoia empresas de todos os portes e setores a alcançarem a excelência operacional. Os sistemas SAP de BPM e CRM permitem encurtar o ciclo de produção realizando tarefas automaticamente para que as equipes tenham maiores condições de se concentrar na questão estratégica do empreendimento.

8. GESTÃO DA NOVA ECONOMIA

Quando crescem, as empresas procuram se proteger e entram em um modelo mental de manutenção do que conquistaram. Também evitam correr riscos e ficam muito presas às suas metas, criando uma cultura conservadora.

No entanto, o consumidor atual não admite mais esse conservadorismo. Ele quer respostas mais rápidas para as demandas que faz à empresa, e quer produtos e serviços mais alinhados às suas necessidades.

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9. SEJA UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL - E ISSO VAI ALÉM DE QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS

No atual cenário empresarial, a sustentabilidade é uma das dimensões mais importantes para se avaliar a performance de uma empresa, sendo considerada um dos pilares do ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance. Na indústria farmacêutica, a abordagem tem se mostrado cada vez mais viável para reduzir a disposição inadequada de materiais perigosos e minimizar impactos ambientais.

No entanto, a sustentabilidade empresarial não se limita apenas a questões sociais e ambientais. Ela também engloba aspectos financeiros e operacionais, contribuindo para a excelência operacional e para aprimorar a imagem da empresa diante dos consumidores e investidores. Uma organização sustentável é capaz de melhorar a gestão da produção, reduzindo perdas e custos de estoque, além de otimizar a qualidade de produtos e o gerenciamento da demanda, aumentando sua previsibilidade e otimizando os desvios sazonais.

10. GESTÃO DA NOVA ECONOMIA

A competição agora é transversal e assimétrica, ou seja, os pequenos concorrem com os grandes e todos concorrem lateralmente, com negócios que se misturam em algum momento. Trazendo um exemplo prático para a realidade farmacêutica: um dispositivo para medir a glicemia pode competir com um medicamento para tratar a diabetes. Ambos os produtos lidam com a mesma condição médica, mas oferecem diferentes benefícios e desvantagens. Veja, são companhias que atuam em mercados diferentes (remédios e dispositivos), mas que podem se “chocar” em algum momento.

Portanto, saiba como identificar a concorrência transversal, de outro mercado, e assimétrica, que entra no seu mercado de forma extremamente relevante.

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Conclusão: A indústria farmacêutica pode obter vantagens 
significativas ao adotar soluções digitais

Tecnologias avançadas, tendem a aumentar a eficiência operacional, melhorar a qualidade dos produtos e otimizar o gerenciamento da cadeia produtiva. A automação de obrigações regulatórias, por exemplo, reduz o risco de não conformidade e descumprimento de acordos regulatórios causados frequentemente por falhas humanas, e mantém a empresa atualizada em relação a possíveis mudanças na legislação. Além disso, a gestão financeira e operacional é fundamental para o sucesso empresarial, e a adoção de práticas sustentáveis pode melhorar a excelência operacional e a reputação da empresa.

A gestão de tempo e recursos é crucial para aumentar a lucratividade, controlar o custeio produtivo e reduzir o custo fiscal da operação, transformando os recursos investidos em valor com mais antecedência. A adoção de sistemas na modalidade SaaS pode facilitar a gestão da produção, diminuindo perdas e estoques, melhorando a qualidade dos produtos e a gestão da demanda, tornando os desvios sazonais mais previsíveis e otimizados.

No entanto, é importante escolher soluções específicas para o setor, que tenham experiência em ambientes semelhantes ao da empresa e que ofereçam benefícios a curto prazo, além de vantagens financeiras. O tempo e dinheiro economizados podem ser aproveitados para gerenciar a cadeia de negócios com antecedência, planejando as próximas inovações.

A indústria farmacêutica precisa estar preparada para combinar medicação e uso, monitoramento e controle por tecnologia digital, e a cadeia de valor de ciências da vida - farmacêuticas, equipamentos, serviços médicos, diagnósticos - precisa estar integrada para alcançar resultados e perpetuidade no futuro. O jogo já começou a mudar e é hora de se adaptar



ENGINE e SAP: soluções tecnológicas de gestão para a indústria farmacêutica

Com a Solução de Gestão da SAP em nuvem da Engine, sua companhia pode usufruir do melhor ERP (sistema integrado de gestão empresarial) do mercado sem preocupações com licença de uso, upgrades, manutenção, implantação, investimentos em hardware, softwares, rede, espaço físico, datacenter, segurança, equipe de suporte, etc.

Ao longo da nossa trajetória, como parceira da SAP, realizamos dezenas de implantações em diferentes indústrias e segmentos do mercado, atendendo diversas verticais, como indústria farmacêutica, química, cosméticos, alimentícia prestadoras de serviços, telecom e engenharia ambiental, sempre em conformidade, detendo diversas certificações, dentre elas: PCoE, HANA, Analytics e ERP SAP ECC e SAP S/4 HANA, além das verticais homologadas de Consumer Products, Telecom e Professional Services.

Com o SAP no modelo SaaS (Solution as a Service), esse produto possibilita aos clientes usufruírem das funcionalidades, Compliance e tecnologias do SAP S/4HANA sem altos investimentos iniciais. O digital core do sistema trás processos organizados e seguros, agilidade no acesso à informação, facilidade de uso e treinamento.  Complementarmente, com o SAP S/4HANA sua organização terá uma base sólida que possibilitará o crescimento dos seus negócios e a sua expansão comercial, capturando dados de maneira simples e eficiente.

Pensando em agilidade, qualidade, rapidez e redução de custo, a Engine ainda elaborou aceleradores por verticais para atender às melhores práticas de processos. Confira:

Produção por processo

O planejamento de produção, alinhado ao planejamento de vendas e às políticas de estoque, tem sido um diferencial nos nossos projetos, afinal, ele permite ao PCP executar múltiplos cenários e decidir qual é aquele que lhe possibilita uma maior comodidade. Como resultado de boas reuniões de S&OP, tem-se um plano de vendas estruturado, que reflete imediatamente na configuração e sequenciamento de ordens de produção - tudo isso de maneira dinâmica e sistemática.

Nosso amplo conhecimento em processos viabilizou o desenho de parâmetros dentro das soluções de gestão empresarial da SAP. Este diferencial permite o cadastramento das formulações e dos recursos, garantindo o controle tanto do custo, quanto do consumo de matéria-prima.

A implantação de funcionalidades específicas, tais como fórmulas que possibilitam o ajuste de princípios ativos de acordo com as variações do ambiente ou pela composição do material, aumenta consideravelmente o índice de apuração correta dos custos.

Gestão da manutenção

A Engine atua ao lado dos clientes para obter o maior potencial do sistema de controle de manutenções. A elaboração de bons planos de manutenção e a criação das listas de engenharia dos equipamentos são fundamentais para a boa utilização do sistema.

Atualmente, nossos consultores têm auxiliado fortemente nossos clientes em projetos na visão de negócio. Com isso, conseguimos direcionar as empresas às melhores práticas a serem seguidas.

Gestão de estoques

Com a automatização das movimentações de estoque e com o uso de coletores de dados no armazém, as empresas chegam a alcançar 40% mais rapidez nas contagens de inventário e mais de 80% nas movimentações entre as áreas. Os processos de estoque automatizados pelo Modelo de Referência Engine propiciou maior Compliance e mais confiabilidade nos saldos de estoque, passando no crivo de grandes auditorias de mercado e clientes.

Vendas e faturamento

Na indústria farmacêutica há longos períodos de negociação devido aos clientes mudarem seus hábitos de acordo com as flutuações do mercado, dificultando a previsibilidade. Contudo, é fundamental uma interação ágil com a área de vendas e seus representantes. Por isso, a Engine criou um protocolo de integração que possibilita que as empresas enviem e consultem dados do SAP de maneira rápida e com segurança.

Finanças

Com o objetivo de reduzir o impacto do contraponto gerencial, a Engine obteve sucesso criando um engajamento da área financeira. Para isso, estabeleceu um fluxo de caixa com três visões: planejado, previsto e realizado. Sendo que no previsto já se tem a visibilidade das requisições de compras e pedidos emitidos aos fornecedores.

Com as soluções Engine, as indústrias farmacêuticas certamente verão os seguintes benefícios nos seus processos:

  • Aderência ao Compliance e gestão da organização;
  • Redução do retrabalho e geração de informações manualmente;
  • Processos organizacionais integrados;
  • Maior assertividade na realização das atividades de logísticas, como aquisições mais conscientes e maior previsibilidade de demandas;
  • Comunicação instantânea entre as áreas (base única de informações);
  • Aumento da segurança nos processos fabris com o controle por lote e movimentações pelo código de barras do material;
  • Redução do risco de baixa qualidade devido ao controle de qualidade sistêmico;
  • Agilidade na geração dos laudos e registro de resultados;
  • Processos estabelecidos com base em melhores práticas de mercado;
  • Validação dos sistemas garantindo a compliance com as RDC’s;
  • Mais agilidade e simplicidade nas auditorias externas e internas.

livre-se DA COMPLEXIDADE NA ADOÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL

Enquanto o mercado ainda busca maturidade em sistemas de missão crítica na nuvem, a Engine já chegou lá há tempos.

Fale conosco e veja como levar a sua empresa a um novo patamar